terça-feira, 24 de abril de 2012

Festival interativo visa popularizar sustentabilidade

Ideia é sensibilizar as pessoas para os temas da conferência do desenvolvimento sustentável no Rio

20 de abril de 2012 | 3h 01

Heloisa Aruth Sturm - O Estado de S.Paulo
RIO - Na Semana Mundial do Meio Ambiente e às vésperas do início da Rio+20, será realizado no Rio o Green Nation Fest - sustentabilidade para ver, ouvir e sentir. O festival interativo e sensorial, que ocorre entre 31 de maio e 7 de junho, na Quinta da Boa Vista (zona norte), pretende, de maneira descontraída, sensibilizar a população para um mundo mais sustentável.
"A questão ambiental está muito circunscrita aos nichos acadêmicos e científicos e, para buscar o grande público, não se pode usar somente uma linguagem técnica, mas atraí-lo por suas paixões, como cinema, moda e futebol", afirmou Marcos Didonet, diretor do festival.
Na entrada, o visitante poderá calcular quanto gás carbônico foi lançado na atmosfera para ele chegar ao evento, considerando a distância percorrida e o meio de transporte usado. A ideia da "pegada de carbono", dizem os organizadores, é demonstrar o que a existência de cada um representa para o planeta.
Os participantes poderão interagir com cenários de impactos sobre o ambiente, como queimadas, degelo das calotas polares e inundações. No Espaço Quiz, alunos da rede pública municipal farão uma competição testando seus conhecimentos sobre ambiente e sustentabilidade. Os mais bem colocados receberão como prêmio bolsas de estudos no ensino superior.
O espaço Gol de Bicicleta promete ser um dos mais disputados. Os torcedores vão pedalar bicicletas, gerando energia para seu time, e fazer gols virtuais, projetados sobre um telão. Artilheiros de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estarão presentes em pelo menos um dos dias do evento, e serão sorteadas 12 camisetas autografadas dos times participantes.
Mais informações no site www.greennationfest.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário