quinta-feira, 15 de março de 2012

Após novo vazamento, Chevron pede suspensão de produção em Frade


A Chevron informou nesta quinta-feira que pediu para a ANP (Agência Nacional do Petróleo) a suspensão de suas atividades no campo de Frade para estudar melhor a geologia do país.

A solicitação ocorre após a empresa ter identificado um novo vazamento de petróleo na área da bacia de Campos, onde em novembro do ano passado ocorreu um acidente da companhia, no campo.

A companhia tem produção apenas na região.
Foi identificada uma mancha pequena no oceano, de apenas cinco litros. Segundo informou a empresa, foram identificados três novos pontos de afloramento de petróleo na região e as medidas de contenção já foram tomadas.

A Chevron disse que esse vazamento não tem relação com o que houve em novembro --ou seja, trata-se de outro.

A ANP informou que técnicos da agência estiveram no Centro de Comando de Crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa.

"Dispositivos de contenção foram imediatamente instalados para coletar gotas, pouco frequentes. Hoje, algumas pequenas bolhas foram vistas na superfície", informou a Chevron à Folha.

A empresa comunicou ontem o novo afloramento ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) e disse que instalou três SCCTs (pequenos sistemas de contenção subaquática) nos locais onde o óleo estava saindo.

Os novos pontos de afloramento estão a aproximadamente 3.000 metros à leste de onde se encontra o poço MUP-1, no campo de Frade, na bacia de Campos, onde ocorreu o acidente há quatro meses que derramou 2.400 barris (381,6 mil litros) de petróleo no mar e que resultou na abertura de processos judiciais contra a Chevron, em autuações e pedido de indenização no valor de R$ 20 bilhões.

O relatório da Polícia Federal sobre o acidente, pelo qual indiciou Chevron, Transocean (dona da sonda que operava no local) e funcionários envolvidos na perfuração, concluiu que o poço onde ocorreu o vazamento não poderia ter sido perfurado.

Recentemente, em entrevista exclusiva à agência Reuters, a diretora-geral do órgão regulador, Magda Chambriard disse que o projeto do poço exploratório da Chevron no campo de Frade não mostrava uma falha geológica que pode ter sido determinante para o vazamento de petróleo no local.


fonte : uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário